>


6 de janeiro de 2016

Roacutan: Benefícios e Riscos no tratamento para a Acne

Oii gente,
Hoje trouxe esse assunto que é meio polêmico quando se trata no tratamento para a acne. Muitas das minhas clientes me perguntam sobre o assunto, então preparei um estudo bem interessante sobre o medicamento e trago nele também minha opinião sobre o assunto.




O Roacutan é há anos um dos medicamentos mais usados por jovens e adultos que sofrem com a acne. O remédio, voltado ao controle da oleosidade e erradicação das espinhas e cravos, tem como base uma substância chamada isotretinoína que, na opinião dos especialistas, ainda é a melhor que existe no mercado farmacêutico para esta finalidade.

As cápsulas de Roacutam diminuem o tamanho das glândulas sebáceas, atacam as bactérias e não deixam que as células da superfície da pele fechem os poros. Logo no primeiro mês, pode haver uma piora da pele. Mas em até seis meses, ela fica lisinha – são raros os casos em que isso não acontece.

Porém, os efeitos colaterais existem e não devem ser ignorados. A pele e os lábios ressecam e descamam, os olhos também ficam secos, assim como a mucosa do nariz. Sem contar que o paciente fica ainda mais sensível ao sol.

Ainda há riscos sérios envolvidos, como a chance de malformação fetal. Por isso, as pacientes precisam assinar um termo dizendo-se cientes de que não devem engravidar até a conclusão do processo com o Roacutan.

A dosagem também precisa ser muito bem estipulada. "Para acne, a dose é de 40 a 60 mg por dia”, aponta o dermatologista gaúcho Humberto Ponzio, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

"É necessário tomar alguns cuidados durante o tratamento: usar filtro solar, hidratar a pele e não beber", acrescenta a dermatologista Denise Steiner, da Universidade de São Paulo (USP).

E lembre-se de que existem maneiras mais naturais de combater a acne: "lavar o rosto duas vezes ao dia, alimentar-se corretamente, ingerir pouco açúcar, evitar cosméticos gordurosos e não tomar sol em excesso", enumera a especialista.

"A  isotretinoína é um medicamento eficiente no cambate às espinhas, mas há riscos que devem ser discutidos com o dermatologista.
A substâsncia pode, por exemplo, causar intoxicação ao fígado".
Por: Lúcia Madel. www.veja.com/espelhomeu
E AQUI, eu pesquisei que: A bula menciona possíveis danos ao fígado, alopesia (perda de pelos em certas partes do corpo), hirsutismo (crescimento excessivo de pelos em certas partes do corpo), anemia, reumatismo, gastrite, dores de cabeça, pode resultar em fetos defeituosos (caso a usuária esteja grávida durante ou logo após o tratamento), pode até mesmo causar depressão e levar ao suicídio.



AQUI, diz o seguinte:
Vocês precisam entender que existem vários tipos de acne e nem todas são tratadas da mesma maneira, ou seja, você não vai sair tomando Roacutan logo de cara, vai precisar passar por vários outros tratamentos até que sua acne seja considerada resistente aos tratamentos convencionais. Leia a bula toda aqui.

 Tem um dossiê completo desse medicamento AQUI, também.

Sabemos que: "Há sim sérios riscos em tratar sua acne com Roacutan, mas se este é um problema grave na sua vida, informe-se bem, consulte um bom dermatologista e experimente."

E no dia 5 de Janeiro dec2015, a Roche, fabricante do Roacutan, mandou um comunicado aos médicos avisando que vai incluir mais três efeitos colaterais na bula do medicamento por precaução. Isso provavelmente também será feito nas bulas dos outros retinóides sistêmicos que são o genérico e os similares do Roacutan.

Não se sabe se o Roacutan é responsável por estas doenças, mas para cada 250.00 pessoas que fazem o tratamento para acne, 1 acaba com uma destas:
- Eritema multiforme

- Síndrome de Stevens-Johnson
- Necrólise epidérmica tóxica


Minha opinião!

O Roacutan na minha opinião deve ser usado em casos extremos de acne de grau IIII a necrose. Nos demais casos temos tratamentos menos agressivos e com ótimos resultados, um exemplo seria o peeling químico com ácido salicílico. (Prometo fazer um post falando apenas de tratamentos para a acne usados aqui no Ateliê.)
O complicado é que em algumas clinicas dermatológicas (não generalizando claro!) a primeira opção já é o Roacutan e isso sim eu acho errado. Em 98% dos adolescentes da acne, é normal, é da idade, é hormonal e acho errado já indicar o Roacutan. Então aqui fica meu alerta sobre esse medicamento, as vezes não vale a pena detonar nosso organismos por pura estética. A beleza começa de dentro!

Acompanhe o Ateliê em suas redes sociais:

   ❥ Facebook ❥ Instagram ❥ Twitter ❥ Google+ ❥ Youtube 
Não se esqueça! Use sempre filtro solar!

Gostou? Compartilhe!

0 Comments:

Postar um comentário



 
Posts Relacionados