>


24 de maio de 2016

Fotoproteção

Hi Guys!

Hoje o assunto é super importante. Que a fotoproteção é importante todo munda já sabe, mais como funciona um protetor solar? Ele protege nossa pele de que? Quais os tipos que existe? Quanto tempo ele leva? Qual fator usar? Essas e mais respostas você encontra no post de hoje! Vem comigo que eu te conto tudo que você precisa saber pra comprar o protetor certo pra você!




O que é?
Os filtros solares são substâncias destinadas a proteger a pele do sol (das radiações ultravioletas A e B). A curto prazo, eles protegem a pele de queimaduras e alergias solares e, a longo prazo, de envelhecimento e câncer de pele. Eles podem agir de duas maneiras: 
 

Filtros Químicos:
Através da absorção dos raios ultravioletas, impedindo assim que a pele seja atingida.


Filtros Físicos ou de Barreira:
São substâncias opacas que formam uma película sobre a pele e refletem a luz como um espelho. Não são muito aceitos cosmeticamente (mais espessos e de difícil aplicação sobre a pele), mas apresentam menor sensibilização (alergia), sendo muito indicados para elevar a proteção solar e para crianças menores.

Efeito da Fotoproteção Físico




Exemplos mais comuns são o Dióxido de Titânio e Óxido de Zinco. (Ativos encontrado nas formulações)

Fotoproteção química

Mas não importa o tipo de protetor, o FPS (fator de proteção solar) segue o mesmo princípio. Ele quantifica a proteção que um determinado produto é capaz de oferecer, em termos de tempo de exposição, contra a queimadura solar se comparado à exposição desprotegida. Assim, se um determinado protetor apresenta o valor de FPS 30, isso significa, na prática, que é necessária uma exposição solar 30 vezes maior para produzir vermelhidão na pele, quando comparada à situação em que este usuário estaria sem o produto. 
No entanto, esse tempo sofre forte influência de fatores pessoais e ambientais, como a resposta individual à queimadura, na qual o tipo de pele é importante ? peles mais claras reagirão antes do que peles mais escuras, por exemplo. Ainda devem ser levados em consideração: o índice ultravioleta (IUV) daquele dia, o horário da exposição, a região do corpo e o tipo de solo onde está o indivíduo (areia fina e branca reflete mais o sol do que o piso da piscina, por exemplo). 
Por esse motivo é fundamental atentar para a orientação médica sobre a necessidade de reaplicação do filtro solar, que deve ser individualizada de acordo com os fatores mencionados acima e também de acordo com a presença ou não de doença ou condição da pele do paciente. 
Dica muito importante:
O sol é necessário para ativar a vitamina D no nosso organismo e evitar o raquitismo. Apenas 10 minutos diários de sol são suficientes para prover todas as nossas necessidades. Usar um protetor de fator muito forte pode prejudicar nosso organismo de receber a vitamina D, então recomendo o fator 30 que irá proteger da radiação e a vitamina D consegue ser absorvida. Para o bronzeamento é necessário um tempo muito maior de exposição ao sol, e , embora a pele bronzeada seja muito "cultuada" em nosso meio, a verdade é que este costume pode causar sérios danos à pele devido ao efeito cumulativo da radiação solar.

E pra quem não sabe ainda, o Ateliê ta com novidade no canal do Youtube! Se inscreva e não perca nenhum vídeo. Novidades em tratamentos estéticos, cosméticos e dermocosméticos! Vem comigo?!?!

                                                           Se inscreva no nosso canal aqui!


 
Não esqueçam de sempre usar filtro solar, faz bem para a pele e para saúde!

Acompanhe o Ateliê em suas redes sociais:

   ❥ Facebook ❥ Instagram ❥ Twitter ❥ Google+ ❥ Youtube 

0 Comments:

Postar um comentário



 
Posts Relacionados