>


16 de dezembro de 2015

Aromaterapia: aromas que curam

O olfato é um dos sentidos que mais está ligado às emoções humanas. Diferenciamos ambientes, pessoas e coisas por seus perfumes e aromas. Aliás, aqui trataremos do olfato sob esse aspecto, ou seja, por que os cheiros nos trazem lembranças e emoções variadas.



Se para uma pessoa determinado cheiro traz energias e lembranças positivas, para outra pode remeter ao contrário. Daí o carácter 100% emocional dos cheiros e como nossa memória os guarda, registrando um grande histórico de aromas, fragrâncias e odores, relacionando-os com indivíduos, locais ou situações, o que chamamos de memória olfativa.

O sistema límbico é responsável por receber os sinais enviados pelo bulbo olfativo (narinas). Assim, essa região do cérebro registra os cheiros e tem relação direta com nossas necessidades digestivas e emocionais. Isso significa que, de maneira inconsciente, ao sentirmos determinado cheiro, o relacionamos a determinada comida, situação, pessoa ou local.

Ao passar em frente à padaria e sentir aquele cheiro do pãozinho, do que ou de quem você se lembra? Te faz lembrar da mesa cheia de delícias na casa do campo? Da vovó e suas torradas amanteigadas? Daquele primeiro encontro com seu amor na padaria do seu bairro? O que mais?
Sabe aquele perfume que você sente e imediatamente te faz lembrar alguém? Então… Assim se estabelece a memória olfativa.

Os cheiros (ou odores) também podem provocar sensações negativas. Por isso, assim como nos alimentos, nas roupas e no corpo, é importante apostar em ambientes com fragrâncias agradáveis, utilizando aromatizantes que proporcionem boas sensações e lembranças, serenidade e equilíbrio às pessoas. A Além da Arte pode te ajudar nessa tarefa!

Deixar o ambiente agradável e com boas energias faz com que a casa se transforme em um lugar muito mais acolhedor e aconchegante. Para esse efeito, o aromatizador de ambientes, ajuda a trazer a sinergia que você precisa. Eu costumo usar os aromatizadores da Lumi Cosméticos, além de uma ótima durabilidade tem diversas fragrâncias eu realmente deixam a clinica bem perfumada.



Aqui na clinica do Ateliê da Estética trabalhamos com a Aromaterapia.  A aromaterapia, praticada há milhares de anos é, tal como o seu próprio nome indica, uma terapia que cura através dos aromas – aromas 100% naturais, extraídos de flores, raízes, folhas, sementes, ervas, madeiras e resinas, e transformados em óleos essenciais que são utilizados na prevenção e no tratamento de doenças físicas e psicológicas.

Os óleos essenciais não são apenas essência. Seus componentes químicos penetram na pele, podendo chegar a corrente sanguínea. Portanto, ele não é só um odor agradável, mas também é indicado para potencializar a função no nosso organismo e nos proporcionar maior bem-estar.




Benefícios físicos, emocionais e espirituais

Escolhidos os óleos essenciais apropriados (sendo, por isso, importante procurar sempre um profissional de aromaterapia), os benefícios são mais que muitos e sentem-se a diversos níveis.
  • Mente – tratamento de cansaço mental, stress, tensão, certas fobias, insônias e outras perturbações do sono; aumento dos níveis de concentração, memória e produtividade. 
  • Corpo – as propriedades antibacterianas dos óleos essenciais auxiliam na cicatrização de feridas externas; atuam no melhoramento da circulação sanguínea, na drenagem linfática e na eliminação das toxinas do corpo; tratamento de doenças de pele, perturbações digestivas, desequilíbrios hormonais, dores musculares e de articulações; aumento dos níveis de energia e bem-estar geral. 
  • Estado emocional – os óleos essenciais também podem funcionar como um antidepressivo potente, ajudando a acalmar e a aliviar estados de nervosismo, tristeza, pânico, ansiedade e de depressão; aumento dos níveis de autoestima e de autoconfiança.
  • Estado espiritual – a aromaterapia também é utilizada para aumentar os níveis de consciência, percepção e de comunhão com forças maiores, sendo ainda parte integrante na prática da meditação. 

Aplicação

Na aromaterapia, os óleos essenciais têm múltiplas aplicações:
  • Externa – aplicado diretamente na pele (diluído ou não), tratam feridas superficiais ou problemas de pele, ativando, em simultâneo, os receptores térmicos do corpo, matando micróbios e fungos.
  • Interna – ingerido através da diluição em água ou adicionado à alimentação, ativam o sistema imunitário.
  • Massagem/Banhos – largamente associados às massagens e banhos de aromaterapia, nestes casos os óleos essenciais são inalados, mas também são absorvidos pela pele, entrando no sistema circulatório que os transporta para os órgãos e restantes sistemas do corpo.
  • Difusão no ar – queimados como incenso ou colocados em recipientes ao ar livre, os óleos essenciais são captados pelas células olfativas e direcionados para o sistema límbico.

A aromaterapia é segura?

Enquanto tratamento 100% natural, a aromaterapia só poderia ser segura, no entanto, existem sempre algumas precauções que não devem ser descuradas, nomeadamente se é um principiante neste gênero de tratamentos. Antes de procurar a aromaterapia, informe e peça a opinião do seu médico de clínica geral. A aromaterapia não deve ser praticada por mulheres grávidas (alguns óleos como junípero, alecrim e salva podem provocar contrações uterinas); por crianças com menos de 5 anos (são muito sensíveis aos óleos); por pessoas com doenças crônicas; por pessoas com problemas de pulmões como asma, alergias respiratórias ou doença pulmonar crônica (podem causar espasmos respiratórios).
Salvo indiciação específica, os óleos essenciais não devem ser ingeridos; e deve evitar o contacto com os olhos e a boca; estando sempre atento a qualquer sinal de reação alérgica.

Já está sabendo da nossa promoção??? ainda não?? corre que ainda da tempo! clique aqui e saiba tudo sobre como participar!


Acompanhe o Ateliê em suas redes sociais:
   Facebook Instagram Twitter Google+ Youtube
 


Não se esqueça! Use sempre filtro solar!

Gostou? Compartilhe!
 


0 Comments:

Postar um comentário



 
Posts Relacionados