>


29 de setembro de 2015

Mitos e Verdades: Drenagem Linfática


A drenagem linfática é conhecida por sua grande capacidade de ação sobre a retenção de líquidos, diminuindo assim o inchaço corporal, acelerando o metabolismo, trazendo o melhor funcionamento ao nosso organismo e além disso tem o poder de nos “deixar nas nuvens”.

Mas será que tudo o que ouvimos falar dessa técnica é mesmo verdadeiro? É isto que vamos desvendar agora. 



COMO FUNCIONA A MASSAGEM
O sistema linfático funciona paralelamente ao circulatório. É formado por uma grande rede de vasos, distribuídos por todo o corpo, coletando os líquidos dispersos, filtrando e direcionando-os para circulação sanguínea. Desta maneira, a drenagem atua com manobras que levam estes líquidos para as estruturas responsáveis em coletá-los.
A massagem é realizada através de pressões leves. É importante frisar que o método não é doloroso, tampouco deixa hematomas (roxos na pele). As pressões feitas na pele direcionam os líquidos do corpo para as estruturas do sistema linfático, onde será eliminado através da urina.
Drenagem linfática emagrece?
R. MITO. 
Ela atua no estímulo da circulação sanguínea, fazendo com que sejam eliminados líquidos que estão em excesso no nosso corpo, e isso ocasiona perda de medidas, então é o líquido que permite essa perda, e não gordura; portanto não emagrece. 

Drenagem elimina celulite?
 R. DEPENDE DO CASO. 
A celulite é formada por um processo contínuo de retenção de líquidos, que gera má oxigenação dos tecidos e endurece até formar nódulos. Como a drenagem melhora a circulação, ajuda na oxigenação tecidual e diminui a retenção de líquidos, ela quebra esse ciclo da celulite, se ela estiver no início, ou num grau pequeno. Se já está em um grau avançado, a técnica não vai eliminar os furinhos, mas pode sim ajudar como tratamento coadjuvante na eliminação da celulite. 
Auxilia na constipação intestinal?
 R. VERDADE. 
Chamamos de peristaltismo intestinal os movimentos que o intestino faz para transportar o bolo fecal até seu fim. Os movimentos da massagem estimulam o peristaltismo e melhoram a absorção e velocidade de eliminação desse bolo fecal, atuando, dessa forma, na facilitação da constipação. 

A MASSAGEM FUNCIONA SOZINHA?
R: DEPENDE.
Se o intuito da drenagem for terapêutico, ou seja, alguma doença, alteração do corpo ou cirurgia onde o médico tenha indicado drenagem, a resposta é sim, a drenagem age por si só. No entanto, se o intuito é modelar o corpo, é necessário ir além da drenagem e adotar uma mudança de hábitos alimentares. Algumas atividades físicas também podem ser associadas à massagem. Para saber o que é mais adequado para você, é preciso fazer uma avaliação com um profissional especializado pois Junto com a drenagem linfática pode-se ainda associar o uso de aparelhos e cosméticos que auxiliam na redução de medidas.
A drenagem atua no processo de cicatrização? 
R. VERDADE. 
A drenagem linfática da mesma forma que faz a desintoxicação sanguínea e aumenta o metabolismo, ela permite a melhor nutrição dos tecidos e aumenta o potencial reparador tecidual, ou seja, a cicatrização é muito facilitada, com todos os efeitos fisiológicos causados pela drenagem. Por isso, também é muito indicada para pós-operatórios e pós-traumatismos.
Tem influência na função imunológica? 
R. VERDADE. 
Como uma das funções do sistema linfático é a produção de células imunológicas, e a drenagem potencializa a circulação e o funcionamento desse sistema, sem dúvida as imunorreações também serão otimizadas, além da defesa celular e da ação anti-inflamatória, que também serão beneficiadas.

E cuidado com as contra indicações, elas podem passar despercebidas.

Acompanhe o Ateliê em suas redes sociais:
 
   Facebook Instagram Twitter Google+ Youtube
 
Não se esqueça! Use sempre filtro solar!

Gostou? Compartilhe!

 

0 Comments:

Postar um comentário



 
Posts Relacionados