>


11 de abril de 2016

Tipos de Pele

Hi!!

Faz um tempinho que não posto nada aqui no blog, perdão, é que realmente anda uma correria e não tive tempo de passar por aqui. Mais hoje vim falar de um assunto bem bacana com vocês... tipos de pele. É bem comum eu escutar os clientes reclamando de produtos cosméticos e dermocosméticos (saiba a diferença aqui), mais geralmente não é a qualidade do produto e sim que aquele produto não é o indicado para seu tipo de pele. E como saber meu tipo de pele?? Vem que eu explico pra você!

 

Quando avaliamos uma pele, temos que considerar o fator hidratação, oleosidade e fototipo. Esse é sempre o primeiro passo para um bom tratamento, tanto em casa como na clinica.

Confira qual dessas características têm mais a ver com a sua pele e invista na rotina de cuidados adequada. Vale ressaltar que apenas um profissional habilitado pode indicar os melhores produtos para o seu rosto, pois cada pessoa tem suas necessidades individuais. 

Pele normal

Tem aspecto rosado e os poros são pouco evidentes. O equilíbrio entre as quantidades de água e lipídios garante hidratação adequada, com textura brilhante, toque aveludado e pouquíssimas imperfeições. Nessas pessoas, o aparecimento de rugas é mais intenso na região dos olhos. Com o passar dos anos, a pele tende a ficar mais seca e sujeita a rugas.

Pele seca

A baixa produção de lipídios faz com que a pele fique seca, áspera, frágil e facilmente irritada, provocando sensação de desconforto e repuxamento. Oscilações hormonais e condições ambientais, como excesso de sol, contribuem para essa condição. Pessoas com a pele seca têm maior tendência ao aparecimento de rugas.

Como cuidar da pele normal e da seca

  • Lave o rosto pela manhã para retirar as impurezas produzidas durante o sono (prefira sabonetes liquidos ou gel de limpeza, o sabonete em barra tem o PH elevado e não é indicado para a região do rosto).
  • Aplique um hidratante em creme e o filtro solar.
  • À noite, lave o rosto novamente para remover a poluição e a maquiagem, aplique um tônico adequado para o seu tipo de pele e em seguida o creme hidratante.
  • Máscaras faciais hidratantes e um esfoliante leve podem ser utilizados uma ou duas vezes por semana.

Pele oleosa

Tem aparência lustrosa e engordurada, com poros dilatados e, normalmente, apresentam cravos e espinhas. O excesso de oleosidade é provocado pela hiperatividade das glândulas sebáceas, que produzem mais sebo do que o necessário.

Pele mista

Apresenta poros dilatados apenas na zona T (testa e nariz), tendo uma oleosidade mais intensa nesta área e leve tendência a formar cravos. Na região das bochechas, a pele pode ser normal ou seca.

Como cuidar da pele mista e da oleosa

  • Lave o rosto pela manhã com sabonete à base de ingredientes adstringentes, que favorecem a remoção das impurezas e a desobstrução dos poros.
  • Aplique um hidratante em gel ou loção oil-free para oleosidade da pele.
  • Em seguida, um filtro solar, também livre de óleo.
  • Mesmo que a pele fique com aspecto oleoso ao longo do dia, resista à tentação de lavá-la, pois isso remove a oleosidade natural e aumenta ainda mais a produção de sebo.
  • À noite, lave o rosto novamente, aplique um tônico facial (cuidado não use o tônico com alcool) indicado para o seu tipo de pele e, em seguida, o mesmo hidratante utilizado pela manhã.
  • Máscaras que controlam a oleosidade e esfoliantes que ajudam a prevenir a formação de cravos podem ser usados até duas vezes por semana.

     A pele oleosa também precisa de hidratação. Prefira produtos oil free.
     

Pele sensível

A pele sensível é mais vulnerável a ataques externos e é caracterizada por uma reação extrema a fatores que são, normalmente, bem tolerados. Ela pode ser reconhecida por determinados sinais, com variações de gravidade. Desconforto, coceira, repuxamento e irritação são exemplos de reação deste tipo de pele.

Como cuidar desse tipo de pele e reduzir sua sensibilidade?

Alguns passos são essenciais na hora de cuidar da pele sensível ou intolerante para oferecer o conforto diário que ela necessita:

• Limpar suavemente a pele usando produtos que respeitem o equilíbrio fisiológico da epiderme.
• Usar produtos de cuidados faciais específicos para a pele sensível.
• Usar um tônico calmante para refrescar a pele pela manhã.
• Borrifar frequentemente água termal para refrescar e suavizar o desconforto.
• Evitar a exposição solar excessiva.
• Optar por maquiagem hipoalergênica, que hidrate a pele e reduza sua sensibilidade.

Fototipo

 

Não esqueçam de sempre usar filtro solar, faz bem para a pele e para saúde!

Acompanhe o Ateliê em suas redes sociais:


   ❥ Facebook ❥ Instagram ❥ Twitter ❥ Google+ ❥ Youtube 


Não se esqueça! Use sempre filtro solar!

Gostou? Compartilhe!

 

0 Comments:

Postar um comentário



 
Posts Relacionados